Acabei de ler um

Julho 18, 2007

… artigo interessante no Marketing de Busca, sobre estas coisas que costumamos colocar aqui nos nossos blogues. Por sistema, sempre coloquei links nos posts, com a opção de abrir numa nova TAB, há quem diga que isso não é bom, por mim prefiro dessa forma. Aprendi também a colocá-los nos comentários, no WP funciona, no Sapo funciona. Tentei no Youtube, mas não funciona… usei o estratagema de disfarça-lo e passou.

Voltando ao artigo Links para que vos quero, é de grande relevância para os probloggers como para os não profissionais como é o meu caso, que deu para decifrar o tal do logaritmo a que se refere o “The most popular WordPress.com blogs are ranked here according to a special formula” aqui.

Já agora sugiro a quem se interessar que leia a série no Marketing de Busca com o tópico “optimização de blogs“, o bê-a-bá disto tudo.

Assim conseguimos perceber porque é que os blogues: Hotvnews 2.0 e o A Educação do meu Umbigo aparecem todos os dias no “Top+”. Aconselharam-me a ler o livro lançado pela Editorial Presença, Geração Blogue. Ainda não o li, mas dentro em pouco tempo fá-lo-ei.

18 Respostas to “Acabei de ler um”

  1. Lalage Says:

    Eu já li e empresto-te. É muito bom para percebermos a forma como isto funciona.

  2. Ludovicus Rex Says:

    Interessante artigo

  3. António Says:

    Eu esqueci-me de referir o texto ancora (por exemplo no segundo link “links para que vos quero”. Um link com o texto ancora “optimizado” (começo a odiar esta palavra) é mais relevante e valioso do que um link “mbusca.com/a../links”. Daí a popularidade dos esquemas “text link ads”.

    Obrigado🙂

  4. Manuel Reis Says:

    yap, é assim que isto funciona: quanto mais links, melhor.

    (e o Hotvnews não é só o blog português mais visto do wordpress, como também é o 10º blog português mais visitado, segundo o blogómetro: http://weblog.com.pt/portal/blogometro)

    Manuel Reis, colaborador do Hotvnews


  5. […] Tranita levantou a questão do marketing de buscas e da forma como funciona a rede social dos […]

  6. Lalage Says:

    Hummmm estava a aqui a pensar que esta história dos links é muto usada pelos bloggers também por outra razão: a partilha da informação de forma horizontal… Isso também é abordado no ivro que referes. Se eu colocar links no meu blog posso estarei a fazer muito mais do que a dar vizibilidade ao meu blog, estou principlamente a legitimar a informação que lá é colocada. E se tu não colocares esses links as pessoas pedirão nos comnetários.
    Por exemplo, no outro dia o Noche falou de um livro de divulgação científica que estava a ler. Fiquei curiosa. Como felizmente eu estava em casa, perguntei-lhe directamente se era o Mistério do Bilhete de Identidade epronto. Se estivesse em Bragacolocaria a questão nos comnetários e ele lá colocaria o link…

  7. tranita Says:

    Obrigada a todos pela vossa receptividade…
    Todas estas novas coisas da Web 2.0 fascinam-me… e a curiosidade acaba por nos levar mais longe.
    António: ainda tenho que aprender mais e mais. Estou no nível “R/C” quiça no “Cave”, mas ainda quero subir alguns andares, para chegar “mais perto de si”…😀
    Hoje fui ter a um post do WP que explica todas estas coisas, numa versão para dummies, se tivesse dado de caras com ele mais cedo… não pareceria tão dummy 😉


  8. Agora fiqueo baralhado.
    Sou um problogger?
    Eu?
    Ou, como se poderá inferir da leitira do pst e de uma das psitas, tenho um blog só para as estatísticas?

    Não estou a protestar, estou divertido, pura e simplesmente.
    Porque a lógica de tudo isto me deixa baralhado.

    Para que serve um blogue se não é para linkarmos informação, para além de darmos a nossa opinião?

    E agora um equívoco: os blogues mais populares no WP são calculados de foirma não propriamente decalcada dos motors de busca. Pelo contrário. São contabilizadas as entradas e os comentários. O movimento total do blogue.

    Eu tenho no Umbigo uma média de entradas que em Junho superou diariamente as 1500-1600, cehgando pro vezes ás 2000. Isso é mau?

    Será que apareço no top porque tenho mais entradas ou porque existe uma conspiração optimizadora na forma como escrevo os posts?

    É que eu não percebo nada dessa da “optimização” e destesto fazer uma coisa que não percebo.

    Já agora o “Geração Blogue” encontra-se neste momento já algo ultrapassado, pois a edição original é de 2005 e 2 anos neste mundo é toda uma época histórica.

    Mas lá que fiquei curioso é certo que fiquei.


  9. Agora leiam lá o meu comentário anterior sem gralhas.😉

  10. Lalage Says:

    Mais guerra no blogue da Tranita??? Já não te chegou meteres-te com as cozinheiras, agora também tens reacções dos professores?! lol
    Paulo, eu não quero falar pela Tranita, mas… pelo que percebi ela não estava a querer dizer exactamente o que tu pareces ter percebido… É apenas curiosidade, eu acho.
    No livro citado, Geração Blogue, existe um capítulo inteiro sobre esta problemática da popularidade e da forma como se estabelecem as redes entre blogues/pessoas. Também te recomendo a leitura. Não precisas de comprar que eu também to empresto a ti😉

    Ultrapassado? Sério? Os movimentos sociais são da longa duração e o que ele faz é também um estudo sociológico. Não me pareceu nada ultrapassado.

  11. tranita Says:

    Obrigada pelo comentário.

    Em relação aos probloggers, referia-me aos “gurus” que escrevem sobre toda esta coisa da optimização.

    O post faz confusão, porque “fala” sobre as duas coisas: as estatísticas do WP assim como o SEO.

    Mas como eu estou no início desta coisa dos blogues, prefiro começar com as ferramentas para “tótós” que tenham o bê-à-bá (refiro-me ao livro) e depois passar para temas mais “pesados”. Referi o livro por a Lalage já me contou que é bom para “iniciados”

    Em relação às gralhas, podes sempre usar algumas das extensões do Firefox, existe um dicionário bom…😉

  12. tranita Says:

    Bem… chegaste antes de mim Lalage.

  13. Manuel Reis Says:

    por falar em firefox, deixo um conselho a todos aqueles que usem o wordpress: o Firefox é a melhor solução para editar os posts, principalmente com as imagens. querem reduzir na diagonal, aquilo reduz na diagonal como se reduz uma imagem a 50%, 25%, etc. O internet explorer é pior: reduzem as imagens na diagonal e aquilo fica móvel, ou seja, não conseguem colocar a imagem exactamente como querem…

    Portanto, e juntando tudo o que foi dito até agora, os links fazem toda a diferença…


  14. Lalage, tenho o livro já lido (a curiosidade fez-me comprá-lo logo que saiu e até o recomendei no Umbigo), assim como outros que te disse ainda não traduzidos.
    Quanto à relação entre os blogues, e até serve para ver como essa “ferramenta” mudou em relação ao aspecto que tinha quando o Granieri escreveu que tal darem uma olhadela no Touchgraph (http://www.touchgraph.com/)?

    Quanto ao post foi a frase Assim conseguimos perceber porque é que os blogues: Hotvnews 2.0 e o A Educação do meu Umbigo aparecem todos os dias no “Top+” que eu não percebi, atendendo ao contexto levantado pelos links fornecidos, pois a ilação imediata é que estes blogues são optimizados para serem visíveis e não são visíveis por serem óptimos (agora estou mesmo a gozar).
    😛

  15. Lalage Says:

    Mas na mensagem essencial o livro continua actual, não achas?
    E fico contente por a Traminita te ter lincado e trazido para este debate. Essa hipótese de permitir sempre ao leitor a confirmação do que é dito indo às fonte da informação é uma competência que tenho dificuldade em desenvolver nos alunos. Talvez mergulhando no mundo dos blogues eles a adquiram…

  16. Lalage Says:

    Patranita, se calhar devias usar smiles nos teus posts para evitar malentendidos.


Deixe uma Resposta

